segunda-feira, 26 de julho de 2010

Indio Poti e a candidatura

Indio Poti resolveu se candidatar à presidencia. Na verdade, Indio Poti já é rei, mas gostou desta idéia de democracia. Como só a vitória é possível, Indio Poti acha que vai cair bem no currículo o posto de presidente e chefe supremo do exército. Bem, é verdade que não há um exército profissional na tribo, mas e daí?

Indio Poti prometeu construir safaris em todas as cidades. Disse que grade é coisa de burguês- conservador da direita-capitalista. Indio Poti não sabe muito bem o que significa esta denominação, mas ficou feliz com a receptividade de uma tal de esquerda. Indio Poti percebeu também que não importa o que ele faça ou fale, o importante é ser espontâneo. Já tomou 27 multas por propaganda ilegal. Como para Indio Poti tudo é permitido, mandou matar os juízes que ousaram multá-lo.

Ainda faltam dois meses para as eleições e Indio Poti é o lider absoluto das pesquisas. Evidentemente, os institutos que fazem o trabalho são capitaneados pelo próprio Indio Poti. Isso sem contar que Indio Poti é candidato único. O último adversário desapareceu em meio a dossiês e nunca mais foi encontrado.

Agora Indio Poti faz planos. Imagina o momento em que receberá a faixa do antigo presidente, imagina que será um dia presidente da ONU. Indio Poti planeja construir mais cinco palácios de palha e abrir o mercado para distribuir a coca que planta escondido no quintal da sua casa. Indio Poti não tem dúvida que será um grande estadista. Indio Poti já tem até um slogan: "flatulê piá daê, contá pluft tabê"*, que em português significa: "os índios podem mais".

*nota do escriba: na tradução literal da frase há uma pequena diferença. Ao pé da letra, o slogan significa: "Indio Poti pode mais".

Nenhum comentário: