quinta-feira, 15 de julho de 2010

Indio Poti e a chuva

Indio Poti é poderoso, mas ainda não chegou a um acordo com a chuva. No mês passado, começou a temporada de aguaceiro. Indio Poti que é rei teve que ouvir diversas reclamações sobre a situação da tribo. Encostas ameaçavam deslizar, rios estavam subindo e doenças ligadas a falta de saneamento se espalhavam pela tribo.

Segundo os jornais e os técnicos, as obras necessárias gastariam um terço do orçamento da tribo. Indio Poti, entretanto, já tinha um plano. Quando a chuva deu uma pausa, Indio Poti, que conhece muita gente, ligou para um fabricante inglês de plástico. Encomendou um enorme toldo preto na condição de ganhar 15% do valor da venda a título de comissão.

Na manhã seguinte, o toldo estava instalado e cobria todas as ocas da tribo. Por duas semanas, nem uma gota caiu sobre os índios. Em duas semanas, todas as hortas morreram, o calor se fez insuportável e a tribo voltou ao grande palácio de palha para reclamar. Indio Poti que é justo deus as opções: ou o plástico preto ou a chuva.

E assim o toldo foi retirado, a chuva voltou a assolar a tribo e nunca mais houve reclamações sobre este tema. Os jornalistas e técnicos que insistiram no assunto foram perseguidos pela população e expulsos da tribo. As lendas locais se referem a este episódio como Krakatuê Matava (ou a noite dos dias chuvosos). E assim, a chuva e Indio Poti finalmente chegaram a um acordo.

Nenhum comentário: